MAIS UM CONVITE À LEITURA 📚📕📖

L I V R OAutoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente

S Í N T E S E:

O livro é constituído de relatórios de pesquisas oportunos para responder a perguntas formuladas por pesquisadores, administradores escolares, professores de sala de aula, pais de alunos e estudiosos de uma maneira geral. Enfim, trata-se de uma obra de alta relevância e significado para o enriquecimento do acervo do conhecimento científico produzido.

R E F E R Ê N C I A:

NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente. 1ª ed. Rio de Janeiro : EdUERJ, 2020.



DOWNLOAD DO LIVRO

 

Com a pandemia do Covid 19, de uma hora para outra, tudo mudou de forma inesperada. As pessoas tiveram que usar máscaras, lavar as mãos com mais frequência ou fazer uso de álcool em gel e, acima de tudo, conviver com o isolamento social.

Pensando sobre o isolamento social: E as famílias de pessoas com deficiência e transtorno espectro autista (TEA), como estão vivendo as mudanças ocasionadas nesse momento atípico?

Considerando as dificuldades das famílias de crianças com TEA as autoras abaixo referenciadas elaboram este manual de carácter funcional, que traz dicas e sugestões para os pais com propostas de actividades pedagógicas a serem realizadas em casa.

As autoras explanam que este manual também foi pensado e elaborado de modo a contemplar o máximo as diversas possibilidades existentes nos lares brasileiros. 

REFERÊNCIA:

SILVA, Stefhanny P. N.; TOGASHI, Cláudia Miharu; ARAÚJO, Maria Gabriela Lopes. Manual de orientação para pais de crianças com TEA em tempos de isolamento social. 1ª ed. São Paulo: Editora Cia do eBook, 2020 (versão eletrônica, PDF)

DOWNLOAD   DO  MANUAL

CONVITE À LEITURA 📖 📚 📙


O livro Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial é composto por capítulos, que descrevem, na teoria e na prática, “um modo” diferente de fazer pesquisa.

A autora trata uma temática relevante que, sem nenhuma sombra de dúvida, trará contribuições importantes para a área de Educação Especial, uma vez que descreve como as mais variadas metodologias de pesquisa podem ser aplicadas nessa área.

REFERÊNCIA:

NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula (Org.).  Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial. Marília : ABPEE, 2020.

DOWNLOAD   DO   LIVRO

DIA MUNDIAL DO BRAILLE

Em novembro de 2018, a Assembleia Geral da ONU decidiu proclamar 04 de janeiro como Dia Mundial do Braille.
O braille é uma representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos que utiliza seis pontos para representar cada letra e número, e até mesmo símbolos musicais, matemáticos e científicos. Este sistema foi inventado por Louis Braille na primeira metade do século 19 e é utilizado por pessoas cegas e com deficiências visuais.
O seu uso permite a comunicação de informações importantes entre pessoas cegas ou com deficiências visuais, garantindo competência, independência e igualdade.
Segundo a ONU, para os 39 milhões de pessoas que são cegas e os 253 milhões que têm deficiência visual, a perda de visão geralmente aumenta as desigualdades, dificultando o seu acesso a cuidados de saúde e impondo barreiras no acesso à educação e ao trabalho.
V O C Ê S A B I A ? <=========
Aqui no Brasil, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida por ter a maior Imprensa Braille da América Latina em capacidade produtiva, com impressão em larga escala, equipamentos de grande porte, recursos humanos especializados e matéria prima especial. Há quem diga que nos últimos 60 anos "não há no Brasil uma só pessoa cega alfabetizada que não tenha tido em suas mãos pelo menos um livro em Braille produzido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos".